E se o Vinagre fosse o melhor tónico?

By Elisabeth Rodriguez - 2.4.17

Viva Leitores!!!

Mais uma semana passada e quase a iniciarmos outra! Também têm a sensação que o tempo voa!? Bom, hoje falamos de um tónico natural para a nossa pele: Vinagre de Sidra (maçã) biológico, sim tem de ser biológico. 


Tal como o esfoliante de sulfato de magnésio, que vos falei no outro dia (here), também descobri os benefícios do vinagre por necessidade, ou seja, como diz o provérbio " A fome e o frio mete a lebre ao caminho"... foi o que me aconteceu. Não consigo usar máscaras esfoliantes (manipuladas- de compra), assim como não me dou com tónicos manipulados, o que me levou a pesquisar alternativas naturais.


Sabiam que já as mulheres dos séculos XVI e XVII davam grande importância ao tónico? Era nas cortes e palácios que existiam locais para a secagem de plantas medicinais e as instalações para a sua destilação. Era esperado tanto das mulheres da corte como das mulheres de classes menos elevadas que soubessem preparar cosméticos. E dedicava-se grande atenção à utilização/fabrico dos tónicos!  

Foi apenas a título de curiosidade! Adoro a história por trás dos cosméticos! 


NÃO dá qualquer vinagre! O vinagre de vinho não é apropriado e o vinagre de maçã normal (sem ser bio) também não é aconselhado. Tem de ser um Vinagre de maçã 100% natural (orgânico), sem álcool e sem conservantes. Os benefícios para a pele provêm precisamente da fermentação natural das maçãs. Portanto, procurem um vinagre biológico (ou 100% natural) no Celeiro ou em lojas de produtos naturais. 


Eis, então, as suas propriedades: É um bom anti-inflamatório e um forte antioxidante. Possui inúmeras vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, betacaroteno e pectina. A mim, particularmente, interessam-me as suas propriedades adstringentes e antioxidantes, para eliminar a oleosidade da minha pele, manchas e as células mortas. Ele também irá ajudar a secar borbulhas numa pele com acne (atenção que ARDE um pouco), mas tem de ser usado com CUIDADO, moderação e bom senso. 


Devido ao seu pH ser igual ao da nossa pele e cabelo (a nossa pele tem um pH entre 5 e 6), o vinagre de maçã torna-se perfeitamente compatível com estes. 


De momento, estou a usar um algodão humedecido em água e depois embebido em vinagre, mas quando iniciei, comecei por diluir 3 colheres de sopa de vinagre de maçã em 1 litro de água, aliás como sugere  na própria embalagem. Evitar a zona dos olhos e boca, claro!!!


Para quem quiser experimentar, o meu conselho é que comece por usar o vinagre de maçã realmente diluído em água. Só depois, caso a pele não tenha tido qualquer reacção adversa, tente usar num algodão humedecido em água e vinagre. 


Para quem compra argila em pó, também poderá fazer uma máscara adicionando 3 colheres de sopa de vinagre à mistura, até ficar uma pasta. Deixar actuar durante 10 minutos e enxaguar com água fria. Uma excelente máscara para desintoxicar a pele e melhorar o acne. 


O Vinagre de maçã fará realmente a função de um tónico, como tal, deverá ser usado após a limpeza do rosto com o vosso gel/sabonete de limpeza habitual. Contudo, atenção: o vinagre tem propriedades clareadoras, pelo que aconselho a usarem apenas à noite ou quando sabem de antemão que não irão sair à rua. Seja como for, após o uso do vinagre de maçã como tónico, um bom creme hidratante não poderá faltar, nem um bom protector solar, caso forem sair (a evitar). 


Aliás, se forem sair, evitem de usar este tónico caseiro, para não correrem o risco de ficarem com a pele às manchas, devido ao Sol. 


Quanto a resultados: Noto que ele melhora sobretudo a oleosidade da minha pele, permitindo-me mantê-la controlada. Os poros ficam mais fechados, se tiver uma borbulhita ou outra, o vinagre de maçã ajuda a secá-la, deixando a pele mais tonificada e lisinha.  Depois de ter experimentado uma máscara da Loreal que me desregulou a pele, lá tive de recorrer a este tónico caseiro... e assim recuperei novamente o controlo da oleosidade. 


Partilho estas receitas caseiras (naturais) por aqui, pois foram as que funcionaram (funcionam) comigo. Não posso garantir que funcione com toda a gente, mas quem tenha dificuldade em usar tónicos industrializados (manipulados, com aditivos, parabenos, etc.) poderá experimentar, desde que o faça em consciência, com moderação e bom senso, sempre. 

Imagem retirada do Google "Imagens"
Sei que o Vinagre de maçã também é usado para dar brilho ao cabelo quando adicionado à máscara de cabelo, mas nunca testei para poder dar-vos esse feedback. Um dia testo...e logo vos direi!!! 

E desse lado? Já deram alguma utilidade ao Vinagre de maçã natural? 🍏
Beijinhos e boa semana! 💗






Nota: O blog e a sua autora não se responsabilizam por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou qualquer consequência, directa ou indirectamente resultante da aplicação dos truques e dicas aqui apresentados. É, assim, da inteira responsabilidade do leitor os resultados da aplicação das dicas e truques. 

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Ola,
    Um post muito interessante e gostei muito da parte histórica, pois também tenho esse tipo de curiosidades :).
    Eu não posso usar qualquer produto, devido à minha pele sensível (rosácea) mas com marcas especificas nunca tenho problemas.
    Beijinhos e bom domingo.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MissCokette,
      Que bom saber que há mais alguém com interesse pela história dos cosméticos! ;) É tão bom conhecermos a origem das coisas! :)
      O mais engraçado é que a minha pele é reactiva, mas dá-se com este tónico natural, creio que seja pelo pH ser igual ao da pele. ;) Sim, quem se dê com produtos específicos não precisa de alternativas!
      Beijinhos e boa semana! <3

      Eliminar
  2. Super interessante, não fazia ideia que resultava. Já ouvi dizer é que a água de rosas funciona super bem!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,
      Sim, a água das rosas (foi o meu tónico durante alguns anos) também é um tónico que respeita a nossa pele, mas não sinto que controle a oleosidade. ;) Beijinho linda! :)

      Eliminar
  3. Olha que não sabia disso
    mas adorei a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Grata pela dica!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitterbloglovin'

    • passatempo no blog: giveaway

    ResponderEliminar
  5. Não imaginava tal coisa, mas sem dúvida que ficamos com um tónico acessível e natural ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,
      Acessível...mais ou menos, porque este vinagre de sidra biológico ainda é carote comparando com "vinagres normais", mas será mais barato que um tónico, sim, sem dúvida! :)
      Beijinho linda!

      Eliminar
  6. Sabia que o vinagre dava brilho ao cabelo, mas desconhecia o uso do vinagre de sidra biológica como tónico! Adorei o post, muito interessante e muito bem explicado Elizabeth! Obrigada pela partilha :)

    Beijinho grande <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      Pois é! É uma alternativa para quem não se dá com tónicos industrializados! Mas é também dos mais eficazes adstringentes que já usei! ;) Ora essa, de nada! :) É gosto partilhar estas pequenas coisas! :)
      Beijinho linda! <3

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!