Dica: Vinagre na Roupa!

Olá Leitores! 

Mais uma semana que está a passar a correr! 
Hoje partilho convosco uma dica doméstica! O uso do Vinagre na Roupa! Calculo que muitos dos leitores até a conheçam! 


Há uns tempos (8 anos, talvez) comprei umas calças de ganga escura numa loja de comércio local. Uma loja de que gosto muito (acho que também iriam gostar), bem ao estilo Stradivarius! 
Perguntei à dona da loja (uma senhora muito simpática com idade para ser minha mãe...ou mesmo avó) se tinham tendência a desbotar. 


Ao que ela me respondeu: "Só desbota se quiser"! E apressou-se a explicar logo de seguida: "Há um truque que faz com a roupa preta (e escura) nunca desbote (ou desbote muito mais tarde)".  Claro que quis logo saber qual era! 

E lá a senhora explicou: "ponha a peça de molho com água e vinagre (1/2 chávena) logo na 1ª lavagem e adicione meia chávena, nas lavagens seguintes, quando as lavar na máquina". E assim fiz! 


O vinagre tem substâncias fixadoras, mas também não o uso em todaaaas as lavagens! Faço uma lavagem com vinagre e duas sem, por exemplo, desde que a primeira lavagem tenha sido com água e vinagre, as lavagens seguintes faço-as com moderação. 
Este livro também fala do assunto

A verdade é que a partir desse dia, as minhas peças pretas continuam bem pretas e as peças escuras, como as calças de ganga, mantêm-se bonitas sem desbotar. Claro que ajuda, tanto na roupa preta como na roupa de cor, lavar estas peças do avesso e estendê-las do avesso também. 


A primeira lavagem, antes mesmo de usarem a peça, deve ser apenas com água e vinagre. E deixam estar a peça de molho durante, pelo menos, 1 hora. Nesta primeira lavagem, irá sair "tinta" da roupa. É normal! Com a continuação, verão que essa peça irá permanecer preta ou escura por muito mais tempo, sem ganhar aquele tom de preto cinza ou preto desbotado. 


Por minha autoria, comecei também a adicionar 1/2 chávena na lavagem da roupa branca e de cor! Na roupa branca com o intuito dela não amarelar ou ficar aquele branco sujo; na roupa de cor para que a cor se fixe e não saia da máquina tipo uma pintura de aguarela com todas as cores misturadas! 


Quando compro uma peça branca, coloco-a de molho em água e vinagre (enxaguar muito bem) e a verdade é que essas peças mantêm-se mais brancas do que as outras! 

E pronto! Aqui fica a dica! 👍

Sabiam deste truque para as peças não desbotarem?

Beijinho e resto de uma boa semana! 💗

Share:

8 comentários

  1. Obrigada pela dica, não sabia ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,
      Ora essa! É um prazer poder partilhar estas coisas! ;)
      Beijinho. <3

      Eliminar
  2. Olha que dessa eu não sabia
    mas que boa dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,
      Uma dica útil para quem cuida da roupa! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Cátia,
      Eu também só fiquei a saber porque a Sra. da loja me disse! :) É uma querida!
      Beijinho linda! <3

      Eliminar
  4. Nao conhecia mas gostei muito da dica, com certeza vou ja experimentar nas próximas lavagens.
    Obrigada e beijinhos 🙂

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Cokette,
      A longo prazo notamos a diferença entre as peças lavadas com vinagre e sem!
      Beijinho. :)

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!