Esfoliação Caseira com Sulfato de Magnésio

Queridos leitores, 

Hoje trago-vos uma receita caseira para esfoliação da pele, sobretudo, a oleosa/mista. 
Tenho dificuldade em usar máscaras manipuladas, pois causam-me sempre alguma reacção adversa. 
Há uns meses tive uma ferida na pele que teimava em não sarar. Foi ai que o marido (o químico cá de casa) sugeriu lavar o rosto com sulfato de magnésio, devido às suas propriedades secantes.


O sulfato de magnésio classifica-se e prepara-se através de distintos graus de pureza, dependendo do uso a que se destine. Por aqui, vamo-nos centrar no uso tópico para fins cosméticos! 




Este mineral é um excelente esfoliante "natural" para a pele! E um óptimo produto para ajudar a combater problemas de pele! Ele ajuda a combater manchas, bactérias e fungos e a tratar casos de psoríase e acne, além de ser um óptimo cicatrizante. 



Comecei a usá-lo cautelosamente, até porque nunca sei como a minha pele irá reagir a um produto. Provavelmente até já usaram este produto em sais de banho, o uso mais conhecido. A sua textura é idêntica ao sal (culinário), mas diferencia-se deste, pelas suas propriedades, claro; mas também porque o sal da culinária (cloreto de sódio) é em "grão" e o sulfato de magnésio apresenta-se em pequenos "tubos"


Então, comecei a usá-lo para limpar e ajudar a cicatrizar uma ferida e os resultados foram visíveis. Obtive, inclusive, melhores resultados do que com a pomada indicada pelo farmacêutico. Foi perante os bons resultados que tive curiosidade em pesquisar mais sobre este mineral. E descobri que ele tem imensas funcionalidades. A mim, particularmente, interessa-me a sua função rejuvenescedora.


Como usar então este mineral para fazer uma esfoliação à pele do rosto ou do corpo?

Bom, primeiro, e porque não sabem como a vossa pele suportará o produto, fazer uma solução diluída em água.  Eu comecei por colocar a quantidade que se encontra no doseador (equivalente a duas colheres de sopa cheias) e fui aumentado gradualmente, sempre com MUITA ATENÇÃO, para ver se a minha pele reagia ou não. 


Como não tive qualquer reacção adversa, fui aumentando gradualmente para 3 doses (equivalente a 6 colheres de sopa), para uma quantidade de 3 litros de água. Portanto, 6 colheres de sopa diluídas em 3L de água, num recipiente usado só para esta função. As pétalas foram mesmo só para a foto. A solução é só água e sulfato de magnésio.  


Depois do  sulfato de magnésio se ter diluído na água, lava-se o rosto, evitando a zona dos olhos, do nariz (esta solução seca imenso as narinas) e da boca. A sensação de pele limpa e alisada é imediata. Mas atenção: esta solução diluída seca muito a pele, pelo que, deverão saber usar com moderação e bom-senso esta "receita caseira". 


Poderá ser usada 1 ou 2 vezes por semana, consoante a tolerância da vossa pele e dependendo do intuito. Neste momento, tendo cicatrizado a ferida que tinha, uso esta solução sobretudo para rejuvenescer a pele, ou seja, eliminar as células mortas. 


O resultado que obtenho: uma pele mais limpa, mais seca (menos oleosa), com mais elasticidade, coisa que se tende a perder com a idade. Funciona comigo, mas não posso garantir que vá funcionar com todas as peles oleosas/mistas. 
Não se esqueçam que a solução que vos apresento é para uso tópico (externo) e NÃO uma solução a ser ingerida. 


Existem suplementos, como o Sal Epsom, que podem ser tomados, mas esse aconselhamento deverão procurá-lo junto de um médico/farmacêutico. 

As últimas 5 imagens foram retiradas do "google imagens".

Portanto, se pretendem uma solução natural para limpar (somente) ou esfoliar a vossa pele (rosto ou corpo), esta poderá ser uma opção, desde que a usem com cuidado (para perceberem se a vossa pele reage ou não) e moderação (porque seca a pele).

Costumam fazer receitas caseiras para limpar/esfoliar a vossa pele?

Beijinhos e  boa semana! 💗





Ps.: O blog e a sua autora não se responsabilizam por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou qualquer consequência, directa ou indirectamente resultante da aplicação dos truques e dicas aqui apresentados. É, assim, da inteira responsabilidade do leitor os resultados da aplicação das dicas e truques. 




Share:

12 comentários

  1. Não conhecia! Ora aqui está uma boa alternativa caseira :) Nada como experimentar ;)

    Beijinho grande e bom Domingo <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      É excelente a limpar (óptimo a eliminar pontos negros) e a esfoliar a pele...melhor do que muitas máscaras que se vendem por ai da Loreal, Garnier, etc.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Olha que essa eu não conhecia mas adorei bastante a tua dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Aqui está o beneficio de seguir bons blogues: óptimas dicas e aquisição de conhecimentos.
    Excelente post!
    Beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia,
      Obrigada linda! São dicas que me ajudaram, portanto, espero que ajudem alguém!
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Por acaso não conhecia Elisabeth! Fiquei bastante curiosa para experimentar sabes? Especialmente por ser uma alternativa mais económica!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,
      Nunca pensei que fosse tão bom a limpar a pele, mas é realmente bom e "natural".
      Sim, sai muito mais em conta. O marido comprou no e-bay uma quantidade grande por 9,90€, salvo erro... (não está aqui para perguntar). Ofereceu-me 2 kg, estou a usar há 3 meses e ainda tenho imenso!!!
      Mas, para mim, a grande vantagem é realmente o que faz pela minha pele!
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Vânia A.,
      É excelente a limpar (e esfoliar) a pele. Usa com moderação, tendo em conta que ele seca a pele!
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Fantástica ideia! Quero tanto experimentar!! Eu uso um esfoliante não agressivo pois tive acne há pouco tempo :p beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The Brunette's Tofu,
      Sim, quem já teve acne tem ainda mais dificuldade em encontrar um bom produto para esfoliar a pele.
      Este ajuda a secar as borbulhitas da acne.
      Beijinho.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!