5 Dicas para Relaxar/Controlar a Ansiedade!

By Elisabeth Rodriguez - 26.2.17

Viva gente linda!!! 

No outro dia, partilhei convosco um post com 5 dicas que me ajudaram a controlar a oleosidade da minha pele. E disse-vos que, no meu caso, controlar a ansiedade era o aspecto mais fulcral. 

Pois bem, hoje trago-vos 5 dicas que me ajudam a relaxar/a controlar a tal ansiedade! Antes de mais: É PRECISO QUERER! Cada pessoa é diferente da outra, logo, cada um de nós terá de perceber o que funciona consigo. Vamos às Dicas!?


1| Ter um animal (responsavelmente)

São vários os estudos que comprovam que o stress diminui quando estamos em contacto com um animal. Há quem prefira os cães e os gatos (o Japão tem inclusive gatos em cafés, aqui) e há quem prefira um cavalo, entre outros animais. 
São várias as empresas  e Associações que já fazem terapia com estes animais. E, além disso, começa também a surgir pós-graduações e cursos na área. Que tenha conhecimento, existe no ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, aqui) uma Pós-graduação.  

A minha Merlie acalma-me imenso. É impossível não nos sentirmos mais relaxados e alegres. Ora, a alegria é benéfica para a nossa mente! 


2| Realizar uma actividade de que gostemos! 

Partilho convosco aquelas que gosto de fazer, relaxam e me trazem paz e equilíbrio! 

  • Caminhadas|Trilhos: Tanto uma como outra são óptimas para acalmar a mente e, por conseguinte, controlar a ansiedade. Podem ser à beira-mar ou pelas montanhas! 

  • Fotografar: Descobri que fotografar também me acalma, pois quando estou concentrada a pensar nas fotos...tudo o resto deixa de existir. 
Créditos da foto: Miki Czetti

  • A arte-terapia: Pintar livros não é só coisa de criança! É também uma terapia! Pintar este tipo de livros (há padrões para todos os gostos) é uma actividade relaxante e inspiradora. Brincar com as cores ajuda a nossa criatividade e, depois, podemos mesmo transferir ideias com cores para outros planos/projectos (ex. para outfits, fotos, decoração). 


  • Ouvir música: Sempre gostei mais de ouvir música do que ver TV. A música tem este poder! Comunicar connosco passando-nos emoções! A altura ideal para reflectir, pensar no que realmente importa e deitarmos fora o que não interessa! É a ouvir música que limpo a mente!


3| Beber um chá calmante 

chás mesmo calmantes e há chás estimulantes, por isso, atenção aos chás que têm cafeína. 
Entre os chás calmantes, eu gosto do de Camomila, Tília e Valeriana. Eles actuam no sistema nervoso e trazem a sensação de tranquilidade. Guardem tempo para vocês! Beber um chá e desfolhar uma revista - sem pressas - é, para mim, um momento bem "Zen". 


4| Praticar uma actividade desportiva (de preferência em grupo)

Já todos sabemos que praticar desporto é importante, mas em grupo é ainda mais motivador e divertido. Não é a prática em si do desporto...é também o relacionamento social (com os outros) que nos faz bem! A vida não faz qualquer sentido se nos fecharmos sobre nós! 


5| Sair com os amigos/família

Não tenho dúvidas que as pessoas se sentem cada vez mais solitárias e são elas próprias as responsáveis! Adoro as redes sociais, mas não há nada que substitua as saídas com os amigos e família. Às vezes...penso: poderão as redes sociais originar a nova forma de comunicação? Criaremos nós blogs, sites, páginas de facebook, instagrams, etc.  por estarmos a perder competências de comunicação face to face? Eu ainda prefiro a partilha de uma fatia de bolo, num qualquer café da cidade, com aquela amiga! As pessoas certas também nos dão paz, calma, força e tranquilidade!


Poderia acrescentar mais umas quantas dicas, mas talvez num próximo post! Este já vai longo! 

E desse lado? O que fazem para relaxar e controlar a ansiedade?
Beijinhos e bom início de semana! 💗


  • Share:

You Might Also Like

20 comentários

  1. Tens aqui um post muito bom e que eu adorei , logo eu que ando tão stressada...tenho de experimentar os livros de pinturas...
    Beijinhos e boa semana

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Cokette,
      Os livros de pintura são muito engraçados! Desenvolvem a criatividade e relaxam...simultaneamente! Experimenta! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Posso dizer que adorei cada dica tua
    algumas já faço como fotografar adoro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,
      Fotografar...é tão bom! E esta...descobri há pouco tempo! Bem relaxante! :)
      Beijinho. :)

      Eliminar
  3. Elisabeth, adorei o teu post! Eu também estou a precisar de praticar tudo isto para ver se controlo mais o stress e a ansiedade, mas últimamente tenho tido dificuldade em fazê-lo :(

    É verdade, a minha Tichinha faz-me imensa companhia e dou por mim a falar com ela, eheh. Adoro caminhadas e fotografia e até acho que se complementam ;)
    Adoro música e beber um cházinho e também adoro cinema e televisão.

    Últimamente tenho fechado um pouco em casa e saído pouco com os amigos e quanto a exercício é que não tenho tido nenhuma vontade :(

    Tenho de melhorar algumas coisas ;) Beijinho grande e uma excelente semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha,
      Sei como é difícil! :( Situações prolongadas de desemprego actuam em catadupa!:( Causam stress e ansiedade, por conseguinte, fechamo-nos mais, logo, saímos menos, convivemos menos... e é uma bola de neve. Temos que "nos forçar" a fazer determinadas coisas que aliviem a mente! Tichinha é gatinho ou cãozinho? Verdade...fotos e caminhadas complementam-se! Chazinho e música também "é comigo"!Exercício físico dá um "up" no nosso astral! ;) Experimenta! :)
      Beijinho e força para esse lado! :)

      Eliminar
  4. Querida Elisabeth, tocaste no meu ponto fraco: a ansiedade!
    Quando era criança, bastava ter um passeio da escola que eu já não conseguia pregar olho na noite que o antecedia. E este é só um exemplo de muitos que poderia enumerar. Noto que com o passar do tempo fui melhorando ou pelo menos fui conseguindo controlar cada vez mais este mal. Se bem que alguma ansiedade acaba por até ser positiva, mas em demasia consegue ser péssima a vários níveis.
    De todas as dicas que deste, a que melhor funciona comigo é a primeira. Amo animais, especialmente cães! Estes seres conseguem despertar o melhor de mim e a companhia deles faz-me um bem inexplicável.
    Beijinho!
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia,
      Acontecia-me o mesmo quando era criança! :)
      Entendo-te...tão bem! Eles são realmente incríveis! Tenho-os assim como uns "guardiões", sabes? Também acho que sou (e tornei-me) uma pessoa melhor por causa dos amigos de 4 patas! E só quem tem cão (e gato ou um animal querido) consegue perceber o bem inexplicável de que falas!
      Beijinhos linda! <3

      Eliminar
  5. Para mim, correr é o melhor relaxante ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,
      Eu acredito que sim! Sabes que não consigo propriamente correr!? Só consigo fazer jogging! :)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Umas belas dicas mas eu realmente não há dicas que me salvem... Sou extremamente ansiosa! Sofro por antecipação.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minnie Me,
      Ah!Ah!Ah! Fizeste-me rir! :) Há dias realmente mais difíceis, mas - em alguma altura - a pessoa tem de aclamar...senão enlouquece! ;)
      Talvez ainda não tenhas descoberto o que te acalma!!!
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Gostei bastante deste post e acredito que, nos dias de hoje, seja útil para muita gente. vivemos a um ritmo infernal e mesmo em dias de "folga" não sabemos abrandar verdadeiramente.
    olha, para mim música, fotos e caminhar resulta bem.
    E claro o cházinho:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisa,
      Verdade! Temos tanta dificuldade em parar e aproveitar momentos, mesmo em dias de descanso! Imagina juntar as três: Caminhar a ouvir música e aproveitamos para tirar umas fotos! ;)
      Beijinho linda! :)

      Eliminar
  8. Eu normalmente costumo sair para respirar ar puro! Ou então ouvir alguma música ou ligar para alguém! Assim acalmo-me :)

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia A.,
      Olha!!! Não me lembrei, mas ligar a alguém da nossa confiança também acalma!
      São as pessoas certas nos momentos certos!
      Beijinho e bem-vinda! :)

      Eliminar
  9. Olá Elisabete gostei muito do teu blog pelo conteúdo e imagem, ganhaste uma Seguidora aqui e nas restantes redes sociais convido te a conhecer o meu blog e a partilhares as tuas opiniões sempre que possível! Excelente post com dicas ótimas e que funcionam!
    Beijinhos

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina Paradela,
      Sê muito bem-vinda! :)
      Linda, já conheço o teu blog e visito-o sempre que vejo uma publicação num dos grupos de divulgação! ;)
      Obrigada pela visita e pela simpatia! :)
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Concordo com tudo tudo! Também sofro de ansiedade e já aprendi a controlar. Só acrescentaria "parar e contar até 20, 30, 40 ou 50!" ahahha isso já me ajudou algumas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maura,
      Nunca me lembrei de contar! Mas respiro fundo muitas vezes... 3 ou 4 vezes seguidas e resulta! "Contar" é mais uma a experimentar! ;)
      Beijinho. :)

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!