5 Dicas para ajudar a controlar uma pele oleosa/acneica!

By Elisabeth Rodriguez - 16.2.17

Ora Viva!!!

Parece que ainda ontem foi Domingo e já vamos a meio da semana! O tempo voa! 

Bom, hoje trago-vos 5 dicas para ajudar a controlar uma pele oleosa/acneica. 

Importa fazer, desde logo, uma diferenciação: há apenas peles oleosas (somente) e há peles oleosas com tendência acneica. E ainda poderíamos distinguir os vários tipo de acne (hiperseborreia, retencional, inflamatório, nodulocístico) e se ele é jovem ou tardio (em peles adultas que já passaram a adolescência há muito tempo). Depois há ainda as peles oleosas que são reactivas (ou seja, reagem a um grande número de produtos cosméticos/maquilhagem).


Não irei entrar num nível de detalhe tão pormenorizado, pois isso daria para vários posts!

Por isso, quero apenas partilhar DICAS que poderão nem sequer ser as mais comuns ou aquelas que os "especialistas" recomendam como as mais correctas. São, contudo, aquelas dicas que funcionaram comigo e que me permitiram controlar e melhorar o estado da minha pele. 

Créditos da foto: Lesly B Juarez

1ª Dica - Consultar um dermatologista 

Sim, as peles oleosas acneicas precisam, muitas vezes, de um tratamento de dentro para fora. O que poderá implicar a toma de medicação que só o dermatologista poderá receitar. E hoje, ao contrário de há 20 anos, temos maior conhecimento na área dermatológica, logo, também mais formas de tratamento adequado.  Para quem não sabe e ande na faculdade, poderá marcar uma consulta, por um preço mais acessível, com um dermatologista.  A cosmética ajuda, mas não faz milagres! 


2ª Dica - Controlar a ansiedade/stress 

Vários estudos indicam que a ansiedade e o stress agravam o acne, pois o nosso organismo "estimula" a produção de gordura das glândulas sebáceas, levando ao seu agravamento. Salvo erro, foi na Universidade Wake Forest, nos EUA, que realizaram um estudo com alunos durante os exames e depois dos exames. E a conclusão foi que há realmente um aumento da inflamação no período de maior exposição ao stress (durante os exames). 

No meu caso: foi e é um factor crucial conseguir manter a ansiedade e o stress controlados (embora nem sempre o consiga). É um dos factores mais importantes, senão o mais importante! 
Ansiedade controlada = Pele controlada! 


3ª Dica - Não apoiar o rosto nas mãos

Todas as pessoas - que têm que preparar trabalho num computador - têm tendência para amparar ou segurar o rosto com as mãos. Pois bem, descobri que, no meu caso, isso me causava inflamação na pele. Por muito que achemos que as mãos estão lavadas, a verdade é que as mãos contêm bactérias que, em contacto, passam para o nosso rosto. Nem nos apercebemos que o fazemos!
Créditos da foto: Leah Kelly

4ª Dica - Lavar o rosto com água morna/fria

Minha gente, se conseguirem lavar sempre com água fria...tanto melhor! Eu só consigo lavar com água fria no Verão e no Inverno com água morna. Mas o ideal é lavar o rosto com água fria. 
A água muito quente retira uma barreira de protecção saudável que existe na nossa pele, tornando-a seca (quando saímos do banho). Ora, uma pele oleosa irá "entender" que precisa de produzir mais oleosidade para se hidratar, logo, para compensar, irá produzir mais oleosidade. Esta dica faz muita diferença, mesmo!!! 


5ª Dica - Menos é mais! 

Não entupam a vossa pele com rituais de beleza que são bons para uma pele seca, normal ou apenas oleosa, mas que para uma pele oleosa acneica ou oleosa reactiva são bombas! Exemplo: Está fora de questão, para mim (não se esqueçam que tudo isto é baseado na minha experiência), o seguinte ritual: creme hidratante, sérum, protector solar e primer. A minha pele não suporta 4 produtos numa só rotina matinal! E primer (embora goste de ver o seu efeito blur) entope-me os poros...quase todos são de silicone e silicone é um tipo de óleo. Alguns, inclusive, saem separadamente e dá para ver o óleo no produto (mais fácil de observar no Verão).
Máscaras de Esfoliação semanal...está fora de questão. Consigo suportar uma esfoliação mensal e é preciso que a minha pele não reaja à dita cuja. 


E suma, como sempre digo, temos de saber ouvir a nossa pele. O que funciona comigo não funciona com o vizinho e vice-versa. Tentem perceber o que funciona convosco! Se não conseguirem tratar da vossa pele sozinhas, recorram à ajuda de um profissional. O importante é mantermos a nossa pele controlada e cuidada! E sim, poderá demorar anos, mas vale a pena! Vale muito a pena!!! :)

Têm algum cuidado específico? 
Beijinhos💗

  • Share:

You Might Also Like

16 comentários

  1. Confesso que não tenho assim uma rotina direito mas todos os dia tento tratar da minha pele
    adorei teu post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. óptimas dicas, para qualquer tipo de pele ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,
      Ah!Ah! Certo, mas as peles normais e secas suportam muitos rituais de beleza que uma pele oleosa acneica/reactiva não suporta!!!
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Eu que tenho pele oleosa, adorei as tuas dicas!
    A de não meter as mãos na cara... Tenho de tenar :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minnie Me,
      Também eu me estou sempre a esquecer! Depois lembro-me e tiro! :P
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Eu tenho tanto a mania de pôr as mãos no rosto e sei que isso é péssimo para a nossa pele. Fazes publicações tão úteis Elizabeth, sou muito fã do teu trabalho :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhhh Cátia, Obrigada linda!
      Então, somos fãs mutuamente, porque o teu trabalho é excelente, mesmo!
      Eu também tenho essa mania...quando me lembro: "ups"...lá tiro, mas facilmente me volto a esquecer!
      Beijinho linda.

      Eliminar
  5. Boas dicas! A minha pele é mista e em situações de stress, como ultimamente, fica horrível! Na zona T fica tão brilhante que até ofusca, lol, dá-me nervos mesmo! Fora da zona T, completamente normal....enfim!

    Beijinhos grandes <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      Como eu entendo o "dá-me nervos"! É que dá mesmo!!! Rrrrr!
      Temos de conseguir controlar o stress...somos as mais prejudicadas!
      Beijinho linda!

      Eliminar
  6. Comigo também é assim! Minha pele não suporta tantas coisas. É oleosa com acne. Tomei remédios fortes por um bom tempo, depois fiz peeling, laser... E ainda de vez em quando nascem espinhas 😭. Tento não usar muito produto também. Ultimamente nem primer estou usando mais. Até base de cobertura alta percebo reação na minha pele. Realmente temos que conhecer muito bem nossa pele para não prejudicá-la ainda mais.
    Adorei as dicas!
    😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carol,
      Verdade! Há uns anos atrás fui a um dermatologistas que me disse para fazer esfoliação, pelo menos, duas vezes por semana, porque uma pele oleosa precisava de eliminar as células mortas e blá,blá... Resultado: a minha pele piorava de dia para dia. Quanto mais esfoliação fazia, mais ela reagia, mais oleosa ficava, mais borbulhas criava e por aí fora. Comecei a controlar a minha pele quando decidi tomar as rédeas da situação. Aprendi a conhecê-la, o que implicou também "me conhecer". Foi um longo caminho até conseguir manter a minha pele controlada! E realmente é um cuidado para a vida! Também reajo a algumas bases de cobertura elevada, como a da Revlon. É mesmo, Carol: Conhecer a nossa pele é fundamental para não a prejudicarmos! :) <3
      Beijinhos. <3

      Eliminar
  7. Óptimo post e óptimas dicas Elisabeth. A parte de controlar a ansiedade e os nervos é que é mais complicado (para mim).
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Elisa!
      Para mim também é a parte mais difícil!
      A própria vida que nós levamos hoje em dia é propícia à ansiedade e aos nervos!!! :P
      Beijinho. <3

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!