As marcas não sabem vender!

By Elisabeth Rodriguez - 13.12.16

Olá meninas e meninos!

Hoje trago-vos um post sobre marcas que não sabem vender e ao longo do post irão entender porque o digo. 

Deixem-me só dizer-vos que "LOOKS ON" é a categoria, aqui no blog, que revela o meu olhar crítico (ou apenas o meu olhar sobre algo) sobre os mais variados assuntos. 


Voltando ao assunto, este post não tem qualquer objectivo de injuriar as marcas/lojas, como aliás, nenhum tem...porque também não é essa a postura que tenho na vida. Além de um desabafo pessoal, poderá servir, isso sim, para que as marcas melhorem o seu serviço. Elas podem e devem aprender com a perspectiva do cliente! 


Começo com a Make Up For Ever... já não sei há quanto tempo ando à procura desta base. Depois de ter contactado a marca, via facebook, lá fiquei a saber que tem loja online. Contactei a loja antes de efectuar a compra. Têm a minha cor esgotada (e a alternativa) sem previsão de chegada. Simpatia não falta às colaboradoras, quase sempre acusadas (independente da marca) de baixas vendas. Pois bem, tenho a dizer que as marcas não vendem por culpa da má gestão (quadros superiores) e não por culpa das vendedoras. Não faz sentido uma marca ter público e o público não conseguir comprar produtos dessa marca. A menos que a marca tenha assinado um contrato multimilionário com a Sephora, já deveria ter percebido que está na altura de se expandir (para outras lojas) e aumentar, assim, o seu volume de vendas. Está a perder clientes! Como é que uma marca se pode dar ao luxo de perder clientes? 


Outro produto - HD Liquid C. da Catrice - que já não sei há quanto tempo ando atrás...sem conseguir apanhá-lo, nem mesmo online, pois a minha cor está sempre esgotada. Na well's, mais uma vez, simpatia não falta. O que falta? O produto! Sempre esgotado! 
Pergunto: Se é um produto que tem procura...não deveria de haver mais stock disponível? Se não há, por que raio não mandam fabricar stock em quantidade suficiente para responder aos pedidos de procura? Sabemos que as empresas têm - cada vez mais - a política de stock mínimo, mas se há procura e não há capacidade de resposta... não só estão a perder clientes como a possibilidade de aumentar o volume de vendas. Que mais uma empresa poderá querer que não seja aumentar o seu volume de vendas?


Uma marca portuguesa - Kioma - mas, à semelhança das anteriores, sem capacidade de resposta à procura que tem. Também já perdi a conta das semanas (talvez 1 mês) que estou à espera para conseguir encomendar uma base da marca. Sempre com o meu tom esgotado... (aliás, vários tons esgotados). 
Profissionalismo e simpatia das colaboradoras mais uma vez a destacar; por outro lado, má gestão da marca. Se há procura...não tem para venda... desfralda as expectativas do consumidor. Uma marca com potencial...sem o saber aproveitar!


Por último, embora seja uma marca de venda directa (avon), também tem sempre imensos produtos esgotados. Mas mais estranho ainda é a marca ter conjuntos para venda, mas depois só envia um desses produtos, sendo que o (s) outro (s) está (ão) esgotado (s). Então, nesse caso, é o conjunto que está esgotado, não!?  Há situações que não se entendem! E até gosto de alguns produtos da marca! Se bem que nas marcas de venda por catálogo...a pessoa dá o desconto, porque os catálogos são feitos com 1 ano de antecedência (como as colecções). 

Posto isto, as chefias/gestores têm que fazer melhor o seu trabalho, para que não falte produtos com saída nas lojas. A visão estratégica de algumas marcas...parece-me estar a falhar (obviamente que não conheço tudo o que lá se passa). Há que melhorar! O consumidor de hoje é bem mais exigente! 

Mais alguém que tenha tanta dificuldade para comprar estas marcas quanto eu?

Beijinhos e até ao próximo post! 💗


Ps.: Os direitos de imagem pertencem à respectiva marca/fabricante. Aqui usadas apenas para a realização deste post.

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16 comentários

  1. Tens toda a razão em relação a Avon mandei vir um Kit desses e veio um dos produtos esgotados e achei isso mesmo mau
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram / Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novos todos os dias

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    1. Sofia,
      Também eu linda! Mas se não têm um dos produtos, não têm o conjunto... é que faz sentido. Enfim!
      Beijinho.

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  2. Aqui está um post que me deixou a refletir. Ainda não tinha parado para pensar neste assunto. Mas faz todo o sentido!
    Principalmente o que foi mencionado em relação à make up for ever. Bem, se a marca foi contactada diretamente e não sabem sequer informar o cliente de uma eventual previsão de reabastecimento do produto... é deveras estranho. No mínimo pouco profissional.
    Já os conjuntos "semi conjuntos" da avon, enfim... Falta de organização, a meu ver.
    Beijo
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    1. Vânia,
      Juro que não entendo! "Sephoras" não há em todo o lado, a marca poderia expandir-se para outras lojas e ficar mais acessível. Mas ainda que não quisesse expandir-se fisicamente (para lojas físicas), pelo menos, que fizesse um bom trabalho trabalho online! Não há...nem sabem quando há! Isto é "espantar" clientes!
      Relativamente à Avon... se calhar é isso! Um sistema piramidal com falhas!
      Enfim... Beijinhos linda.

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  3. Verdade e eu é da Well´s nem sempre tem o que anunciam em todas as lojas, há lojas mais recheadas que outras, e isso não é justo. Nós vamos com um fundamento e esperançosas de encontrar o que desejamos faz tempo, e quando lá chegamos deparamos que não há.. eu fico mesmo Triste por vezes, enfim.. Não sabem vender mesmo! Adorei o post, beijokas :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
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    1. Célia,
      Sim, também já me aconteceu algumas vezes ir esperançosa à well´s, por ver um anúncio na TV (por exemplo) e chego lá... produto nem vê-lo. É uma desilusão! :( Mas o expositor da Catrice que está na well´s é abastecido pela Catrice... caramba... bastava ter mais produto para venda e as prateleiras já não ficavam sempre vazias! :( Beijinho. :)

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  4. Compreendo-te perfeitamente! Também ando à caça dessa base da Catrice e nada, estou à meses, atenção meses, na lista de espera para a paleta da ABH na CultBeauty e não a consigo apanhar. Não percebo as marcas às vezes!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

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    1. Cátia,
      A sério? Meses? Bolas, eu já acho que mais de 2 semanas é desrespeito pelo consumidor! :P
      Umas querem vender não conseguem; outras...deitam "clientes fora"! Beijinho. :)

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  5. Tens razão Elisabeth mas pensa no fundo quem perde é a marca ...quando não há produto o cliente procura alternativas ! Eu não posso nem quero estar sem bb cream se o meu esgota eu procuro outra marca e gostando fico , hoje em dia há tanta oferta que não "espero" por um produto ! Já aconteceu fazer Stock em casa também como alternativa para não ficar na "mão" e porque de facto adorava o produto!
    Não sei como funciona isso mas eu cá sigo para outra quando a "marca" falha ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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    1. Elisa,
      Realmente com tanta oferta não deveria ficar presa a "esta" ou "àquela" marca. Mas sabes quando meteste na cabeça (vá-se lá saber porquê!!!) que querias experimentar "aquele" produto! Aconteceu-me com quase todas as marcas que aqui falo! Mas a verdade é que há centenas de marcas no mercado, tens razão! O melhor é mesmo partir para outras alternativas! :) Beijinhos linda! :)

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  6. Tens razão, concordo completamente contigo...também acho que as marcas se deviam expandir para outras lojas e serem de acesso fácil online...também não percebo a politica de vendas da maioria...
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

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    1. Miss Cokette,
      Há uma falta de visão estratégica em Portugal que não entendo!
      Beijinho Miss Cokette! :)

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  7. Realmente na Well's já ando á procura de um batom matte e está sempre esgotado aquela cor, mas sempre.
    Mas se é uma coisa que as pessoas procuram demasiado acho que deviam preocupar-se em rêpor.
    Beijinhos!

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    1. Nono,
      Falta um responsável que faça uma análise aos produtos mais vendidos e pense "olha, está a ter saída", então, temos de colocar mais produto na prateleira. Não há...mandem fazer... é assim que a economia gira e cria empregos! Com vendas!
      Beijinho e obrigada pela visita, nono!

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  8. Nunca me aconteceu assim nenhuma situação, mas concordo contigo! Porque não aproveitar se sabem que à partida irão ter muita procura?

    http://mundodablue.blogspot.pt/

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    1. Rita,
      Verdade! Por que razão não aproveitam? E nossa economia precisa tanto de gerar emprego! Como é se gera emprego? Tem de haver vendas! (Entre outras coisas) A economia e as relações comerciais são um ciclo! :)
      Beijinho linda! :)
      Beijinho.

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