Magia e Mistério - Juntos num só lugar!

Olá meninas e meninos!

Hoje, para  Categoria "LooksOn", trago-vos um sítio a visitar!
Quem já visitou sabe que é lindo; quem não visitou... ficará com vontade de passar por lá!

Falo-vos da Quinta da Regaleira em Sintra!


Já foi pertence das mais variadas figuras (1697-1817) e até de uma baronesa (1840), mas foi adquirida em 1893 por Carvalho Monteiro de ascendência portuguesa, mas nascido por terras brasileiras (Rio de Janeiro). A verdade é que se sente algo de "amazónico" pela densa vegetação


Foi residência de Verão da família Carvalho Monteiro e foi construída em estilo neomanuelino. Para quem estou a cadeira de História de Arte, como eu, encontra aqui a razão pela qual devemos olhar para as coisas com olhos de ver e de profunda gratidão pela beleza do nosso património, tantas vezes desvalorizado. Só depois de ter terminado os estudos... encontrei "a razão" para determinadas matérias e conteúdos (a que não dei importância na altura)! 


Esta exuberância decorativa, bem ao estilo neomanuelino, é de um detalhe e perfeição...inigualável!

Alea dos Deuses
Estátuas e divindades clássicas abrem caminho a um entrelaçar de vegetação, monumentos, capelas, fontes e grutas, o que confere a tal magia e mistério ao local! Um excelente sítio para um passeio em família ao fim da tarde! 




Então, já despertei a vossa curiosidade? Mas não acaba aqui... podem bem tirar uma tarde para visitar o local, pois é uma área grande, com muito para ver e merece cada minuto e cada cêntimo.

Lago da Cascata

Gruta
Um verdadeiro paraíso terreno e sub-terreno... 

Grutas 

Grutas

Grutas
Eu gosto mais de  andar à superfície , mas o marido é todo espeleologista e lá fomos nós gruta "adentro"! Escusado será dizer que me perdi...portanto, levem o mapa que vos é dado na bilheteira, logo à entrada! 

Gruta da Leda
 Esta gruta tem uma lenda, mas sinceramente já não me lembro...

Portal dos Guardiões
Os amantes de fotografia também se perderão por esta Quinta. Há sítios lindíssimos para se tirar fotos. Levem a máquina fotográfica e, já agora, calçado confortável!


Há uma variedade de vegetação e árvores que não acaba nunca! É por isso que digo que o Sr. queria ter a Amazónia na sua Quinta! rrrrrrr!

Poço Iniciático 
Este poço iniciático, uma torre invertida, de 27 metros, com uma escadaria em espiral é desconcertante... e esgotante...que eu subi! Ao que parece intensifica a relação entre o Céu e a Terra...enfim... determinadas conotações que já fogem ao meu entendimento!  

Torre da Regaleira

Por dentro, a sala de caça tem todos os pormenores relacionados à actividade. Também se caçava por aquele imenso matagal e, como tal, também isso é reflectido em cada abóbada!


Ao visitar o monumento por dentro...consigo viajar no tempo e imaginar a vida de uma classe nobre e culta, onde as senhoras passeavam pelos jardins com os seus chapéus pomposos e os senhores andavam à caça e depois lá se sentavam a conversar..."conversas de homem"...uhm...estranho...a sociedade não mudou tanto assim! 

Sala Octogonal
A sala Octogonal é riquíssima...tanto em elementos decorativos (figuras naturalistas e fantásticas) como em elementos relacionados com as gentes (Camões e alusão à Ordem de Cristo, por exemplo). Não vos faz lembrar a Catedral de Notre-Dame em Paris?   

É um sítio tão, mas tão rico...é até difícil de o descrever e de vos dar a verdadeira dimensão.


Mesmo quem não seja apreciador de história da arte/arquitectura...tenho a certeza que irá gostar de visitar o local e passar uma tarde bem passada...um dia diferente! A entrada custa 6€ ou 7€. Para a beleza que o sítio oferece...é bem acessível.


Ficaram com curiosidade? Gostariam de visitar? 
Já visitaram? O que acharam?

Beijinhos e até ao próximo post. 

Share:

10 comentários

  1. O sítio é lindo! Eu sou uma apaixonada por Sintra, da próxima vez, se não conheceres o Palácio de Monserrate, também é lindo ;)
    Beijinho*

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,

      Também gosto bastante de Sintra! Por acaso, ainda não fui ao Palácio de Monserrate...mas fica já na agenda como sítio a visitar!!! Beijinho linda!

      Eliminar
  2. Que lugar mais lindo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Uau que lugar lindo!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um sítio que adorava visitar:) Que bonita reportagem Elisabeth. Gostei imenso.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!Ah!Ah! "Reportagem"...era bom era ...ter sido uma reportagem!!! :)
      É um sítio realmente deslumbrante. Vale a pena visitar! ;)
      Beijinho Elisa!

      Eliminar
  5. Uau! O lugar é incrível mesmo! Lindas fotos, fiquei curiosa em conhecer pessoalmente rsrsrsrs.

    http://elapensatambem.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natasha,

      É um lugar tão mágico... e tem ali também uma "alma" (o local) que lembra o Brasil, sabe!?
      Obrigada pela visita!
      Beijinho.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!