Em dia de eleições

By Elisabeth Rodriguez - 24.1.16

Hoje, dia para elegermos um novo Presidente! Ora, segundo a Constituição, dia de elegermos um novo representante da República Portuguesa! 

Alguém que garanta a independência nacional, a unidade de Estado e claro...o regular funcionamento das instituições democráticas! Deverá ele defender e cumprir (além de fazer cumprir) a Constituição da República Portuguesa. 

Pergunto quantos portugueses sabem o que está escrito na Constituição? Quantos sabem para que é que serve? Quantos votaram (ou votarão) com isso em mente? 

Mesmo quem o sabe, de que adianta? Se há coisa que os últimos Presidentes não têm conseguido é fazer cumprir a Constituição e, muito menos, o regular funcionamento das Instituições democráticas. 
A justiça não funciona...ou funciona com dois pesos e duas medidas (aliás,como sempre!); os bancos e a economia (nacional e internacional) continuam a impor-se e a sobrepor-se à política, com o consentimento dos políticos, portanto, com a falta de coragem política para qualquer alteração. 

É certo que o Presidente da República não tem poder de governação (é para isso que existe o 1º Ministro e todos os deputados da Assembleia), mas no mínimo que fosse um representante de todos e não um representante de elites. 

No mínimo... que fizesse por cumprir a Constituição! Há alguém que acredite que o princípio da igualdade, consagrado na dita Constituição, é cumprido? Todos os dias vejo o contrário! 

Há alguém que acredite que o Direito ao Trabalho (também consagrado na Constituição) também esteja a ser cumprido? 

Enfim...seja qual for o novo Presidente, ele será o mesmo de sempre: uma figura de ornamentar! Ou, então, a figura que servirá, como sempre, algumas elites...aquelas que ele entender! 

É para isso que os Portugueses vão votar! Tudo o resto é ilusão! 
Ainda assim...votar é exercer a liberdade conquistada pelas gerações anteriores! 

Imagem retirada do site: http://www.cm-sesimbra.pt/

Segredo: Não confunda "fazer política" com comentadores. A política será sempre uma forma de arte! Viver em democracia é viver em paz, com um país repleto de injustiças! 



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! São os vossos comentários que movem este blog! As respostas serão dadas por aqui! Voltem sempre!